Compartilhar práticas pedagógicas e educacionais dos professores e gestores das escolas do Grupo OEP que possam gerar avanços para o trabalho desenvolvido e aprimorar a qualidade das práticas pedagógicas presenciais.
perguntas, aprofundamento, troca de ideias entre os participantes da sessão e momento de avaliação
Felipe Gothardo - Gestor de Sustentabilidade OEP
Tema da Abertura: O Futuro é Sustentável e se Constrói na Escola
O 5º Fórum OEP de Práticas Educativas é um movimento formativo que valoriza experiências reais do cotidiano escolar e reforça o compromisso do Grupo OEP com a sustentabilidade. Nesta palestra de abertura, Felipe Gothardo, Biólogo e Gestor Geral de Educação Ambiental e Sustentabilidade do Grupo OEP, apresenta a Educação Ambiental como eixo estruturante da prática pedagógica e da gestão escolar. Com base em desafios globais e soluções locais, a fala destaca a importância de consolidar a sustentabilidade como parte da identidade das nossas escolas e de engajar toda a comunidade na construção de um futuro mais consciente e sustentável.
SESSÕES
Sessão 01
Tema: A horta cresce conosco
Mariana Aparecida Nogueira Temperani
Série: G1 - EI
Projeto com horta e aromas promove o desenvolvimento integral infantil. Estimula percepção sensorial (olfato/tato), habilidades motoras (coordenação), linguagem, autonomia, colaboração e empatia. Crianças exploram, plantam e colhem, aprimorando essas áreas e a consciência ambiental.
Tema: Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos: relações entre consumo e sustentabilidade na infância.
Ana Paula Galvão Forte
Série: G3 - EI
O projeto “Brinquedos e brincadeiras de todos os cantos”, com crianças de 3 e 4 anos, resgatou memórias e explorou brincadeiras de outras épocas e culturas. As crianças refletiram sobre o uso do corpo, brincadeiras coletivas e a criação de brinquedos com materiais naturais e recicláveis.
Tema: In the garden we grow (No jardim crescemos)
Thais Cavalcante
Série: G3 e G4 - EI - Integral
Nas atividades do projeto, promovemos explorações interdisciplinares e vivências relacionados a jardins e hortas, que estimulam a curiosidade das crianças e incentivam o desenvolvimento da compreensão de sua interdependência com o ambiente, promovendo relações respeitosas com a natureza.
Tema: Alimentação Saudável, Sustentabilidade e Consciência Social na Educação Infantil
Leticia Karen Mellado
Série: G1 - EI
O projeto visa promover hábitos alimentares saudáveis entre crianças da Educação Infantil, alinhado às diretrizes da BNCC, buscando despertar a curiosidade, promover a interação com a natureza e introduzir hábitos alimentares saudáveis.
Tema: Projeto "O mar quando quebra na praia"
Irene de Aguiar Alonso
Série: G3 - EI
Projeto com crianças de 3 e 4 anos que, a partir do interesse pelo mar e o resgate de suas memórias, propôs uma investigação do ambiente marinho e sua preservação. As crianças puderam refletir sobre o cuidado com a natureza e o meio ambiente.
Tema: Pequenas Ações, Grandes Cuidados
Dandara Cristina Alves dos Santos
Série: G2 e G3 - EI
Pequenas Ações, Grandes Cuidados" promove, na primeira infância, atitudes conscientes com o ambiente por meio de rotinas afetivas: reutilização de materiais, cuidado com a natureza e organização do espaço, desenvolvendo autonomia e responsabilidade.
O trabalho é realizado em oficinas de Jardinagem, com crianças de 2 anos, visando que se vinculem aos espaços verdes da escola onde promovemos a educação ambiental, fundamentada nas experiências da relação próxima com a natureza e nos conhecimentos construídos coletivamente.
Tema: Projeto “Asas para voar” e o Mês Literário: Lalau e Laurabeatriz
Francine Fonzaghi
Série: G4 A - EI
Unimos o projeto “Asas para Voar” ao Mês Literário, usando poemas de Lalau e Laurabeatriz para investigar animais que voam. As crianças ampliaram seu olhar ambiental e refletiram sobre a extinção, em diálogo direto com os autores.
Tema: Projeto Sylvia Earle - Juntos pelo Oceano
Ariadne Bahia
Série: G4 - EI
Descobertas e contribuições do G4 para a proteção dos oceanos, afinal, proteger os oceanos é proteger a humanidade.
O projeto investigou os organismos bioluminescentes, explorando suas características e potenciais, inclusive como alternativa sustentável. De forma interdisciplinar, envolveu linguagem, matemática e ciências, ampliando repertórios e promovendo reflexões ambientais.
Tema: Campanha do Agasalho – Empatia, Clima e Ação Coletiva
Thalita Cristina Novelli
Cecília Campanatti Fabricio
Série: G5 - EI
Estudantes criaram uma campanha sobre o frio, o aquecimento global e a importância de doar. Produziram cartazes, vídeos e mobilizaram a escola. Destacam-se o protagonismo infantil, o uso do inglês e a consciência coletiva, avaliados por indicadores.
O projeto teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre reciclagem e sustentabilidade. Após pesquisas, visitaram a COOPERCAPS, conhecendo a história da cooperativa e o destino dos resíduos. A vivência gerou reflexões e atitudes mais responsáveis no descarte do lixo.
O projeto ensina história do dinheiro, poupança e destinação de valores para ações sociais, ligando finanças ao consumo consciente e investimento ambiental. Por meio dele, temos o desenvolvimento da consciência de consumo e responsabilidade sobre o papel do dinheiro em ações socioambientais.
Tema: Projeto "O que fazemos com o que não usamos mais? A produção diária de resíduos"
Carolina Bueno
Série: 5º ano - EF Anos Iniciais
"O que fazemos com o que não usamos mais?". Assim iniciamos o projeto de Ciências da Natureza no 5º ano, cujo objetivo é refletir sobre a produção e descarte de resíduos em nossa sociedade, do cotidiano das crianças à Política Nacional de Resíduos Sólidos, reconhecendo a responsabilidade de todos.
Tema: Educação para o Consumo Sustentável: a Potência dos Livros que Já Vivem
Jenifer Silva
Lívia Zanatta
Série: 4º ano - EF Anos Iniciais
Este projeto interdisciplinar visa incentivar a leitura e refletir sobre consumo consciente e sustentabilidade. Com visitas à biblioteca e ao sebo, os estudantes do 4º ano exploram formas sustentáveis de acesso ao conhecimento e desenvolvem atitudes cidadãs.
Tema: PROJETO REDE: “Evolução dos ambientes: como eles se desenvolveram e como estão
agora?"
Luiza Cilento
Heitor Nemitz
Série: 3º ao 5º ano - EF Anos Iniciais
O Projeto REDE, presente no currículo do Colégio Oswald de Andrade, promove encontros entre grupos interseriados para que as crianças investiguem temas variados. Uma das temáticas escolhidas, “Evolução dos ambientes", trata dos processos naturais e das transformações provocadas pela ação humana.
Tema: Projeto “Ecologia Integral em Ação” - Cuidando do Planeta e das Pessoas com Consciência e Ação
Érika Reis
Série: 3º ano - EF Anos Iniciais
A atividade "Ecologia Integral em Ação" está mobilizando toda a comunidade escolar em torno de práticas sustentáveis, promovendo uma aprendizagem significativa, prática e integrada, com resultados positivos tanto no aspecto educacional quanto social.
Tema: Análise do potencial da reciclagem na redução do impacto ambiental
Débora Viana
Camila Isabel N. F. P. Galvão
Marisilvia Teixeira dos Santos Gottardi
Série: Outro contexto escolar - EI e EF Anos Iniciais
Este estudo visa sensibilizar crianças para o meio ambiente de forma lúdica e educativa, despertando interesse e responsabilidade. Serão usadas metodologias interativas e recreativas para facilitar a compreensão de conceitos como reciclagem, promovendo uma aprendizagem envolvente e consciente.
Tema: O impacto do lixo na vida marinha
Camila Pedroso
Patricia Losso
Série: 1º ano - EF Anos Iniciais
O projeto terá como objetivo principal ensinar e conscientizar os alunos do 1º ano sobre os prejuízos causados pelo descarte inadequado de resíduos nos oceanos.
Tema: Explorando o Ecossistema: Fatores Abióticos e Bióticos e sua Influência na Vida
Liv Armstrong Namura
Amanda Machado de Menezes
Série: 2º ano - EF Anos Iniciais
Essa sequência didática propõe-se a aprofundar o olhar investigativo dos alunos e alunas sobre a vida vegetal, promovendo o reconhecimento de seus padrões morfológicos, suas funções e a importância da água e da luz para sua sobrevivência, além de incentivar práticas de cuidado e preservação da natureza.
Apoiar o corpo pedagógico na seleção consciente de materiais, firmar parceria com o time de sustentabilidade para a organização da coleta seletiva, formar e orientar as equipes de limpeza e manutenção, além de promover práticas que alinhem eficiência administrativa e impacto positivo.
Tema: (Vi)ver a cidade
Ana Luisa do Amaral
Ligia Rotter
Rebeca Vital
Série: Integral - G5 ao 5º - EF Anos Iniciais
Compreender os princípios que a regem e as práticas que a fomentam é crucial para formar cidadãos conscientes e engajados. As saídas pedagógicas, nesse contexto, oferecem uma metodologia de ensino-aprendizagem imersiva e prática, conectando o conhecimento teórico à realidade do ambiente urbano.
Tema: Coletivo Carandá Sustentável
Juliana Chinellato Giannella
Série: Alunos do EF Anos Finais e EM – em relação a toda a comunidade da escola
O Coletivo formado por estudantes do Ensino Fundamental II e Médio promove educação ambiental, cidadania e inovação socioambiental desde 2019. Realiza encontros, oficinas, campanhas e parcerias, abordando temas como mudanças climáticas, consumo consciente e regeneração dos ecossistemas. Atua como laboratório vivo de práticas sustentáveis e protagonismo juvenil.
O projeto visa unir habilidades de conhecimentos das disciplinas de Português e Matemática, promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis a partir de atividades de investigação, coleta de dados e criação/produção de material audiovisual.
Tema: Povos indígenas brasileiros
Marcia Marin Redua Cozza
Cintia Nigro Rodrigues
Série: 7º ano - EF Anos Finais
A cada ano, alunos e alunas do 7º ano entrevistam um indígena de um local diferente do Brasil, com perguntas realizadas pelos colegas de anos anteriores – para efeito de comparação –, e formulam novas questões para constituir um banco de dados acerca da diversidade dos povos indígenas no Brasil.
Tema: Entre a passabilidade e o pertencimento: práticas pedagógicas para o fortalecimento identitário e antirracista na escola
Roberta Ribeiro da Silva
Série: EF Anos Finais
Este trabalho tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas voltadas ao acompanhamento de estudantes em processos de autodefinição racial, diante de dilemas de passabilidade e pertencimento, promovendo o desenvolvimento identitário e o fortalecimento antirracista.
Tema: Expedição Jardim: reconhecendo a biodiversidade que habita a escola conosco
Dana Baes Gelbaum
Série: 6º, 7º e 8º ano - EF Anos Finais
Expedição Jardim é uma aula que busca incentivar um olhar investigativo para o jardim da escola, de forma que os alunos valorizem a biodiversidade ao seu redor. Envolve métodos de coleta, registro e identificação das espécies, com um catálogo de todos os seres identificados como produto final.
Tema: Acúmulos
Juh Navarro
Série: 9º ano - EF Anos Finais
"Acúmulos” é uma intervenção artística coletiva que se inspira na Arte Pop e nas intervenções urbanas do artista Eduardo Srur. O projeto propõe uma reflexão crítica sobre o consumismo e os impactos ambientais causados pelo acúmulo de lixo na sociedade contemporânea.
Tema: Energia em movimento: aprender, criar e transformar
Barbara Lina de Medeiros Foleis
Claudia Pantojo de Campos
Série: 8º ano - EF Anos Finais
O projeto com estudantes do 8º ano visou promover compreensão crítica sobre produção, distribuição e consumo de energia. Usando Design Thinking, desenvolveram propostas para contextos urbanos, ampliando conhecimento, criatividade, resolução de problemas e protagonismo.
Tema: Vazão de vivências: a Nova Enseada da Baleia na visão do 7º ano (2023)
Rafael Nogueira Figueiredo
Série: 7º ano - EF Anos Iniciais
Após visita à comunidade caiçara da Enseada da Baleia em 2023, o 7º ano participou de dinâmicas que fomentaram criatividade e autonomia. O resultado foi um forte engajamento e a criação de obras autorais marcantes e representativas de suas vivências, exibidas na Mostra Cultural daquele ano.
Tema: Áreas verdes em pauta: sequência didática por um bairro sustentável
Marisa Drudi de Moraes
Série: 9º ano - EF Anos Finais
A presente sequência didática propõe a produção de um abaixo-assinado sobre áreas verdes urbanas, desenvolvendo argumentação com base em fontes confiáveis, escrita persuasiva e consciência ambiental, visando a mobilização social e a intervenção crítica no território.
Tema: Explorando o mundo além da sala de aula: como estudos do meio e saídas de campo transformam o aprendizado em experiência real – Paulista, Santos, Boraceia e Bertioga
Ariane Monteiro
Cláudia Pantojo
Série: 6º ano - EF Anos Finais
O projeto desenvolvido teve como objetivo transformar o aprendizado em uma vivência concreta, por meio do Estudo de Meio nas regiões de Santos, Boraceia e Bertioga. A proposta articula saberes de diferentes áreas do conhecimento com base nas competências gerais do Currículo da Cidade de São Paulo.
Tema: Feira de Trocas Sustentáveis do Elvira Brandão
Haroldo de Godoy Bueno
Série: 1ª série - EM
O projeto, elaborado por estudantes da 1ª série do Ensino Médio/Projetos em Ciências Humanas, tem o objetivo de promover a educação ambiental por meio do incentivo ao consumo consciente entre as crianças e desenvolver a percepção socioambiental.
Tema: Sociologia e Psicologia: elos ético-políticos para uma educação ambiental
Lourenço da Silva Queiroz
Série: 1ª série - EM
O trabalho pretende apresentar algumas das questões e conceitos fundamentais que o curso de Sociologia e Psicologia - ministrado na 1ª série do Ensino Médio do Colégio Oswald de Andrade - pode trazer para o atual campo de debates sobre a educação ambiental.
Tema: Formando consciência ambiental em alunos do EM através da construção de um herbário
Maria Cristina Hussein
Juliana Brand
Série: 1ª, 2ª e 3ª série - EM
Com o objetivo de Desenvolver nos estudantes uma visão consciente de preservação ambiental e sustentabilidade, essa prática surgiu como parte das aulas da Eletiva Ciência na Prática, no Colégio Piaget. O produto final consistiu no herbário e em relatos dos estudantes sobre a temática ambiental.
Tema: Inventários de Gases de Efeito Estufa da unidade Cerro Corá: estratégias educacionais e resultados no biênio 2024-2025
Bruno Picchi
Thais Ogeda
Tarso Loureiro
Série: 1ª série - EM
Foi realizado um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) a partir da coleta de dados da Unidade Cerro Corá do Colégio Oswald de Andrade. Os estudantes abordaram diferentes escopos definidos em ferramenta de cálculo de emissões de CO2E e propuseram medidas ambientais mitigadoras.
Tema: Festival Eco Curtas: São Sebastião em Foco
Giovana Capucim e Silva
Série: 1ª série - EM
Durante um trimestre, na disciplina de Projetos, o tema foi meio ambiente, de acordo com a escolha do estudante: sob a perspectiva das Ciências Humanas ou das Ciências da Natureza. Houve um Estudo de Meio em São Sebastião, também com separação por área. Foram produzidos documentários para um festival competitivo.
O projeto visa aplicar a geometria espacial na criação de projetos de construção de uma cisterna, composteira ou lixeira seletiva. Os estudantes irão calcular área, volume e materiais, com base nas necessidades da escola. Espera-se desenvolver consciência ambiental e habilidades matemáticas pertinentes.
Tema: Projeto Cidade Sustentável
Eduardo Carvalho Rodrigues de Souza
Série: 3ª série A - EM
O presente trabalho consistiu em desafiar os alunos e alunas a trazerem soluções sustentáveis a cidades brasileiras por meio da metodologia das ciências sociais. Os estudantes foram orientados na pesquisa, planejamento e elaboração da proposta. Foram obtidos trabalhos incríveis conciliando tecnologia e sustentabilidade.
Tema: Maceió X Braskén
Thiago Ferreira
Série: 3ª série - EM
O trabalho pretende analisar e organizar os fatos relativos ao acidente do afundamento do solo em Maceió. No percurso da aula, utilizaremos vídeos, mapas mentais e músicas, tendo como resultado final a elaboração de um mapa mental que utiliza o caso para refletir sobre a legislação da mineração no Brasil.
Série: 1ª série - EM - Ensino Técnico (Informática)
Estudantes da 1ª série do Ensino Técnico em Informática desenvolveram, em junho, a automatização de uma horta escolar usando Arduino, sensores e materiais simples. O projeto une teoria e prática, com foco em irrigação automática, e promove aprendizado técnico, interdisciplinar e socioemocional.
Tema: Genocídio e mudança climática: uma hipótese sobre a pequena era do gelo
José Bento Ferreira
Thiago Koutzii
Série: 3ª série - EM
Graeber e Wengrow estimam em 50 milhões de hectares de terras cultivadas perdidas depois que 90% da população foi aniquilada nas Américas, relacionando as violências da conquista à queda global na temperatura atmosférica ao final do século XVI e início do seguinte.
Tema: Folhas que falam!
Carolina da Silva Freitas Cardozo
Série: 2ª série - EM
O projeto “Folhas que falam!” integrou Biologia, Educação Ambiental e Artes com estudo das folhas, coleta consciente e produção de carimbos. Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio ensinaram aos do 7º ano A “Árvore da Sustentabilidade”, que exibiu os trabalhos, unindo ciência, arte e consciência ecológica.
Estudantes da 1ª série do Ensino Médio desenvolveram, em Biologia, uma investigação em grupo sobre temas da COP 30. A proposta incluiu pesquisa, seminário com devolutiva de especialista e produção de infográficos, expostos na Semana do Meio Ambiente.
Tema: RPG de Mesa - Da imaginação à Sustentabilidade
Rodolfo Oliveira Santana
Série: EM
RPiaGet - Jogando RPG de mesa
O projeto se baseia na experiência dos estudantes jogando RPG de mesa, desenvolvendo habilidades socioemocionais e exercitando a imaginação para criar soluções sustentáveis aos problemas do cotidiano presentes no jogo.
Leticia Karen Mellado Tema: Alimentação Saudável, Sustentabilidade e Consciência Social na Educação Infantil
Série: G1 - EI
O projeto visa promover hábitos alimentares saudáveis entre crianças da Educação Infantil, alinhado às diretrizes da BNCC, buscando despertar a curiosidade, promover a interação com a natureza e introduzir hábitos alimentares saudáveis.
Ana Paula Galvão Forte Tema: Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos: relações entre consumo e sustentabilidade na infância.
Série: G3 - EI
O projeto “Brinquedos e brincadeiras de todos os cantos”, com crianças de 3 e 4 anos, resgatou memórias e explorou brincadeiras de outras épocas e culturas. As crianças refletiram sobre o uso do corpo, brincadeiras coletivas e a criação de brinquedos com materiais naturais e recicláveis.
Thais Cavalcante Tema: In the garden we grow (No jardim crescemos)
Série: G3 e G4 - EI - Integral
Nas atividades do projeto, promovemos explorações interdisciplinares e vivências relacionados a jardins e hortas, que estimulam a curiosidade das crianças e incentivam o desenvolvimento da compreensão de sua interdependência com o ambiente, promovendo relações respeitosas com a natureza.